Arquivos mensais: setembro 2014

Fortaleza do Morro de São Paulo

fortaleza morro de sp - baMorro de São Paulo é um vilarejo na ponta norte da ilha de Tinharé, localizada no litoral bahiano. Por sua posição geográfica, foi um dos primeiros locais a ser habitado pelos europeus em terras sul-americanas. Agora vale lembrar um pouco das aulas de história, para saber que vários paises europeus batalharam por territórios brasileiros, e estas batalhas aconteciam principalmente nos mares. O litoral do Morro de São Paulo guarda nas profundezas de suas águas restos de naufrágios decorrentes dessa época, além de objetos super antigos que circulam pelos habitantes.

E em função deste passado historicamente carregado é que bem ao noroeste do Morro de São Paulo há uma Fortaleza, que tinha a missão de proteger uma possível invasão por parte de navios estrangeiros. O que interessava mais aos portugueses era manter uma fortaleza em um local estratégico, que protegesse as capitanias presentes no continente, com suas cidades e comércios.

As primeiras construções da Fortaleza do Morro de São Paulo datam de algo em torno de 1580 e 1640. Esta data é bastante adiantada se formos considerar que os portugueses chegaram em terras brasileiras em 1500 e iniciaram colonização em 1530. Quando da primeira invasão holandesa no Brasil, a Fortaleza já estava construída. Vindo a receber extensões e reparos ao longo do tempo. Entre 1699 e 1704 houve reparos, assim como entre 1720 e 1735, projetado por Dom Vasco Fernandes César de Meneses.

Atualmente, a Fortaleza acaba de passar por uma reforma, já que seu estado estava quase comprometido. Com esta reforma, é possível ver como a Fortaleza era ao longo dos séculos, logo após sua construção.